Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A SABEDORIA LETRAS MOVE FÁCIL


“Mais ágil que todo o movimento é a sabedoria:
ela atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza” (Sabedoria, 7,24)

Cretino Ferreira chegara a Serra das Águias, num Domingo de Páscoa, tendo já alugado pequeno casebre num bairro afastado do centro. As pessoas acharam aquele homem esquisito. “Se isto é nome: Cretino Ferreira?!”
Fazer o quê? Não conversava com ninguém, incapaz de cumprimentar quem encontrasse pelas ruas. Alguns comentários surgiram, mas compreenderam que não havia se adaptado. Com o tempo adquiriria amigos e companheiros.
Pela manhã, saía para caminhar, sempre de cabeça baixa. Voltava, tomava banho, apanhava sobre o criado a pasta, indo tomar o  ônibus, em direção ao centro da cidade, onde lecionava Língua Portuguesa.
Com o passar do tempo, havia pessoas que acertavam os relógios  de acordo com os seus hábitos e costumes. Não só pela manhã. Ao final da tarde, quando retornava do trabalho, dirigindo-se ao barzinho, onde tomava cerveja, lendo os jornais.
Devido aos comportamentos, algumas pessoas procuraram até saber em Monte Velho, onde ele trabalhava. Lecionava num Colégio de Irmãs: Instituto Santa Terezinha do Menino de Jesus.
Cretino Ferreira, mesmo em Monte Velho, não conversava, não cumprimentava ninguém, homem silencioso. Só se ouvia sua voz na sala de aula. Chegara calado à cidade e provavelmente sairá mudo. Só abriu a boca no início por necessitar de emprego.
“Ao conseguir o seu emprego na Verduraria Suiça, veio direto conversar comigo. Disse-me: “Os documentos estão aqui, mas não revele a ninguém de onde sou. Não ficou comigo muito tempo. Começou a lecionar”.
Cretino Ferreira estava tomando cerveja, lendo jornal, quando entrou uma moça de uns dezesseis anos. De imediato, numa outra mesa, duas adolescentes gritaram logo: “E aí, Rosana, gostou de Monte Velho? Aproveitou suas férias?” A mocinha respondeu, parando no meio do botequim, fazendo gestos com os dedos indicadores sobre a cabeça, erguendo a perna esquerda: ‘Se tivesse par de chifres, soubesse dar coices, seria recebida com honras de chefe de Estado”. Cretino Ferreira observou bem aquela situação.
A mocinha, percebendo, ficando desajeitada e “oratisada”, indagou: “Desculpe, moço, o senhor é de Monte Velho?!”.
- Fique à vontade... Não sou, mas concordo com você.
Todos riram por conhecerem a fama de Monte Velho, a agressividade e grosseria das pessoas. Cretino Ferreira voltou a ler jornal, afastando-se de qualquer outro comentário. Foi a única vez que abriu a boca. 
O jornal local, Movimento Contrário, em seu Fatos e Cousitas, fundada por Justino Capão, chegou a comentar sobre esta passagem,  com o seguinte título: “O silêncio não tem chifres”, por achar inusitada a presença de espírito da adolescente. Estar Cretino Ferreira em silêncio, apenas observando.
Cretino Ferreira lera a matéria. Se havia alguma setinha apontando-lhe, não conseguira descobrir, não entendera assim. 
Se escrevera  isto com a intenção de causar polêmica, enfim, a toupeira abrira a boca, enganou-se, porque Cretino Ferreira não deu a mínima para a nota em seu Fatos e Cousitas.                                                  
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário