Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015

CORCOVADO DE ESPERANÇAS - VII PARTE – CAMINHO-DA-ROÇA PARA IR MAIS LONGE - MANOEL FERREIRA


Perturbadora realidade dessa vida tão simples, plasmada com o ímpeto vigoroso das plantas e que se tornava mais nítida ainda, ante essa força que me levava a compará-la com a própria vida, toda ela de sentimentos desencontrados, de emoções caladas, de sofrimentos e derrotas jamais esquecidos.
Se vós, com a vossa sabedoria secular e milenar, observardes deslizes e farsas, aos idílios compactos as falsidades, perdoai-me, peço-vos mostrardes com veemência, podendo assim recusá-los e rejeitá-los, o caminho do calvário para as buscas mais íntimas e espirituais terei o orgulho e satisfação de trilhar passo a passo. Não o terei dito, escrito com a intenção de expor as máscaras, vivo-as, e a luta é transformá-las, tornar-me verdadeiro em mim.
Sonhos dentro de outros sonhos, dentro de outros sonhos isso nos habita. Sonhar é bom, melhor ainda é real-izar... Desejamos sempre tirar as nossas máscaras, mostrar o nosso próprio rosto frente ao espelho, e a imagem corresponder com o que lha projetou, gerou. Desejamos ser o mais autêntico possível, e, no entanto, muito pouco fazemos para isso tornar uma realidade nossa, o que penso e sinto ser o mais fácil para vós, a lei do menor esforço para nós, os homens.
Sei que são fortes os motivos que insisto em viver, buscar o verbo amar com entrega e doação; sei também que foram grandes as perdas, mas sem elas não teria despertado e querido ver-me superá-las com engenho, e em poucos anos de lutas e desejos os mais profundos consegui não apenas superá-las, mas construir o que por longo tempo estive à procura.
As dores tomaram-me de assalto o que para mim era o mais importante. Não perdi tudo – necessitava perder o que fora perdido para o novo encontro, desencontros, e o que lera com dedicatória num livro de presente de um dos maiores e melhores amigos: “Há instantes em que encontramos. Há outros que desencontramos, mas é preciso não deixar o fogo da lenha da fornalha apagar”.
A solidão é a fornalha da transformação. Sem a solidão permanecemos vítimas de nossa sociedade e continuamos a nos enredar nas ilusões do falso eu. O próprio Jesus entrou nessa fornalha. Ali, ele foi tentado com as três compulsões do mundo: ser capaz (“ordena que estas pedras se transformem em pães”, ser espetacular (“atira-te para baixo”) e ser poderoso (“Tudo isso te darei”). Ali, ele afirmou ser Deus a única fonte de sua identidade (“Deves adorar o Senhor teu Deus e só a ele servir”). A solidão é o lugar da grande luta e do grande encontro – a luta contra as compulsões do falso eu e o encontro com o Deus zeloso que se oferece como substância da nova individualidade.
Com o tempo, adquiri as reflexões necessárias e imprescindíveis para a compreensão dos mistérios e enigmas da vida, dificuldades e contradições, hermetismo e prolixidade da alma, e eu incluo no tempo a condição do estudo, análise e inter-pretação dos problemas vários que me habitam, psíquicos, emocionais, intelectuais, sociais e individuais – perguntei-me outrora em momentos diferentes, sentindo-me patético: “o que vou fazer com todos estes “ais” de minha vida; se pudesse convertê-los em “uis”, já estaria conformado com a natureza e condições minhas”.
“Ui” que deslize este meu, ao invés de solucionar o problema, envolvi-me ainda mais nas suas teias malignas, mas é uma experiência e vivência; “ui” acabei de pisar na bola, reconheceram-me os méritos e valores, mostrei o homem in-digno que sou, contudo é fácil resolver isto, basta-me refletir e pensar no futuro; “ui” apaixonei-me perdidamente por uma mulher que só me tem trazido problemas, entretanto é esquecê-la vez por todas. Com os “uis” posso projetar o futuro, crescer, amadurecer, espiritualizar-me; com os “ais” permanecerei o mesmo por todo o sempre, serei igual a todos os homens, e é o diferente que faz o homem.
Essa era a minha ambição de jovem, nos píncaros dos sonhos e desejos intelectuais, sem os quais o espírito fica amarrado na eterna infância, fica agrilhoado nos idílios e quimeras, sem conhecer o efêmero, sem buscar o absoluto.
Ninguém, enfim, perde tudo – creio que perde o que tem de perder, o que imprescindível para o crescimento, amadurecimento. Existe uma chama dentro de mim, de todos os homens, que nunca se apaga. Inevitável mesmo é soprar sobre ela, mesmo diante destas ou daquelas situações, de pessoas que desarrumaram nosso lar. Cada situação ou circunstância de cinza no humano é a revelação de uma chama divina.
Às vezes, não sabendo se atribuir isto à condição, à natureza humana, é difícil admitir encontrar uma saída. Torna-se para o homem mais fácil deixar as pedras rolarem ladeira abaixo, rápidas ou lentas, o tempo seguir o seu itinerário. Isso não exige quaisquer esforços, empreendimentos.
Preferimos ficar em nossos ódios, ressentimentos, mágoas, rancores, culpado o mundo e os que nele habitam por nossas infelicidades, vivendo como vítimas do destino, querendo piedades e dós de todos os que nos cercam.
Refazer a vida não é fácil, mas é possível! Devemos tentar quantas vezes forem necessárias. A persistência, insistência...
Para mim, não fora difícil – isto não significando que fora fácil -, desde quando intuí o caminho seria o de deixar as águas fluírem normalmente. As águas prometeram-me devolver as primaveras, não me queriam ver um mar morto. Deixei-as vazarem, levarem-me para bem longe tudo que fora mágoa em minha vida.
Pedi que as águias levassem-me para bem longe das praias as lembranças que me amarravam em muitas dores e sofrimentos. Escrevi com as mãos, ainda que vazias, a palavra “silêncio”, nas areias de todos os desertos por que passara. Pedi ao silêncio que não deixasse a esperança perder-se nos sibilos de ventos de entre as serras. Pedi aos verbos que devolvessem ao meu coração a oportunidade de tentar de novo. De tentar mais uma vez amar.
Digo, dizendo, a vida não forçar ninguém à infelicidade ou à alegria, o último gesto é ser o homem a manifestar, os últimos passos são o homem a dar nas trilhas a serem percorridas. Aos pedidos todos que fizera, recebi como resposta que me encostasse no que fora rompido, perdido, a forma voltaria, e de novo os sonhos visitariam os meus anseios...
Seria muitíssimo difícil para mim, se nalgum instante interrompesse a caminhada perdida e confusa, olhando para trás e percebendo que passei toda a vida com a sensação de ser apenas cacos. Não podia viver em metade, ou estava todo, ou algo de mim ficaria fora da história, que me desejava inteiro.
Não sei se diga nesse estilo ou linguagem, há outros, mas a verdade é que a vida exigiu com prepotência e arrogância, através dos sofrimentos e dores, dificuldades, que me conhecesse para que soubesse como superar as coisas. Custaram-me longos anos a aprendizagem, oito anos, mas só tendo consciência do dom é que me foi possível libertar-me das algemas. O dom era o de mergulhar na alma humana. Segui a carreira de psicólogo.
Acreditei em tantas coisas. Na beleza, na sinceridade das pessoas, no eterno que abrigava as amizades e deixava, na memória dos ventos e sibilos, um disfarçado ar de herói, passei a vida em brancas nuvens – adulterando um pouco o sentido do adágio: “Quem passou a vida em brancas nuvens não viveu, vegetou” -, não sofri e tive dores como os homens.
Sabe, viajante do sublime, eu acreditava poder ser feliz. Acreditava num mundo grande, onde os homens pudessem se saber solidários, compassivos, onde de mãos dadas se satisfaziam com as conquistas dos outros. Acreditava que a minha rua daria nas estrelas... a fresta de uma árvore, em verdade, uma mangabeira, daria no infinito, na eternidade.   
- Por quê? Não sei. Um coração de mulher não tem a profundeza do mar. Você o aprenderá por si! E é verdade que Sônia Balço queria fugir com Arnaldo de casa, é verdade, ela desprezava o velho, ela pensava que lhe havia tirado tudo o que tinha de vida... Será que ela gostou de Arnaldo no início, ou foi uma simples necessidade de mudança? No entanto, em nada o contradigo. Se quisesse leite de pássaro, dar-lho-ia. Ela é orgulhosa. Quisera ser livre, mas não saberia que fazer com a liberdade. Portanto, é melhor as coisas fiquem como estão. Eh, Ilíade Adriano, você ainda está novo demais, tem o coração quente. A liberdade, meu amor, não foi feita para os corações fracos.
Algo veio a bater de frente com tudo isso. Devastou as florestas que cobriam minhas serras e encantavam as estrelas que velavam o ossuário da terra. Tudo foi parecendo um vazio, abismo, eu querendo um caminho que levasse ao verbo amar, sempre, que me levasse a ser, sempre, um humano melhor, e tendo que conviver com a sensação de não conseguir ouvir-me-ser.
Sonhei as sementes do sagrado desvelando a mim e dando ao mundo motivos maiores, podia sentir o gosto dos frutos que colhia. Sonhei com os homens grandes, capazes de tudo por terem dito suas palavras. Homens capazes de dar a vida por um sonho de liberdade e solidariedade, vidas capazes de amar o impossível. De não temerem as madrugadas escuras e solitárias, com suas chuvas, na hora de estenderem a mão a quem quer que fosse. Cavaleiros solitários, sempre partindo, deixando para trás rastros de saudades e melancolias e um desejo de reencontro.
Acho que tinha conhecimentos, sabia como viver melhor porque admitia ser possível viver melhor. Fiz de minhas mãos um caminho-da-roça para ir mais longe.
Não sei porque estou falando isso. É que foram tantas as vezes que fiz silêncio, ao escutar as águas seguindo o seu itinerário sem pressa, sem margens, ao escutar o grito do mundo, e hoje calou o mundo e eu posso falar. Às vezes, tudo o que preciso é que alguém me empreste o coração e deixe minhas palavras tão guardadas irem como uma cabeça se abrigar entre o peito e o ombro.
Venho, mais uma vez, à beira deste rio de águas límpidas. Trago, como uma escrita a ser ainda traduzida, sinais de tudo que a vida escreveu na minha face. Linguagem que poucos entendem, compreendem. Falas silenciosas, vozes mudas. Só quem é muito íntimo chega, aborda e compreende.
Vós detestais tudo e todos, e é em momentos assim, imóvel diante do espelho que compreendo a extensão da frieza que vos habita – qualquer coisa funda e sem consolo, opressiva, estagnada, tal como se no vosso íntimo tudo houvesse se crestado, e, com a força dessa queima, houvesse perdido qualquer possibilidade que existisse em vossa alma, de ternura e de perdão. Não sei dizer por que sois assim, talvez alguém o soubesse dizer em meu lugar. O que sobra, afinal, é o ser no fundo do espelho: move-se de um lado para outro, pisca, sorri, mas está morto há muito, e o que está morto não ressuscita mais nem do lodo e nem da infecundidade.
Estabelecidas assim as nossas medidas e limites, excelente se os transcendermos, creio que a nossa conversa será muitíssimo interessante, sou o co-autor dessa missiva, a minha árdua e dura tarefa será de registrar na folha branca de papel, muito mais difícil e complexo, pois a aprendizagem será imensa; contudo, não, não me esqueço das lições da des-aprendizagem de tudo o que me habita na alma, o alfabeto de silêncios oblíquos é as experiências e as vivências através de um habito que trago em mim desde..., conversar com a humanidade.
Peço-vos que abris um parêntese para um pormenor sem importância, poderá deixar-lhe de lado, saltando-, lendo o próximo. Contudo, desde o início dessa missiva, quando começastes a lê-la, estivestes mais curiosa por saber o que estou a dizer-vos, o que me afligiu tanto para servir-me da pena para deixar impresso, as palavras que trocamos nesses todos anos foram levadas pelo vento. Não sei se é uma sabedoria indiana, mas diz: “O que se diz aos ventos, eles recolhem, e espalham por todos os cantos do mundo”.
Mesmo sabendo ser a minha profissão psicólogo, estivestes um segundo qualquer preocupada em estabelecer os limites psíquicos, para que pudésseis entender. Não. Até esse segundo, desde que começastes a lê-la, o interesse fora saber de minhas idéias; nem por átimo de segundo, pensastes que seria preciso consultasse um psiquiatra, pedir-lhe orientação sobre isso e aquilo, poderia estar ficando doido. Conversar vós entendeis, mas alguém escrever-vos uma missiva é inusitado, excêntrico.
Dura tarefa, pois se é mister considerar as entrelinhas e além-linhas de nossos diálogos, a fim de se poder ter uma imagem, interpretação sobre todas as coisas que conversamos, quem sabe até mesmo necessitando de conhecer as sombras que antecedem as luzes em nossa história, o que é uma reflexão sobremodo profunda.  Isso posso afiançar-vos, mantendo, obviamente, o respeito e consideração que por vós nutro.
Muitos há que se sentem bem, amados, queridos, se num momento assim têm com quem conversar, expor os dramas e conflitos que se encontram latentes e isso os está angustiando, deprimindo, ouvem, aconselham, sabem o que lhes é melhor, e num breve espaço de tempo se sentem restabelecidos para a caminhada.
Desejo dirigir-vos a palavra. Preciso que todos me ouçam, preciso que todos saibam quem sou, e num diálogo no silêncio posso revelar as minhas entranhas que tudo será guardado no mais perfeito sigilo, como eu próprio o sei. A humanidade é compassiva no silêncio, e quem a ela se dirige, pode ter a certeza de que as palavras não mais serão esquecidas, e a compaixão estará sempre presente.
Quem sabe, se alguns homens a lerem, não dirão simplesmente que na cabeça deles não existe compaixão, existem sim dó e pena, para se chegar a pedir à humanidade que ilumine os meus passos e traços, perdoando-vos por vossas condutas e posturas de não, arbitrárias e gratuitas, sou digno de dó e pena, um louco, varrido, esquizóide, neurastênico... Isso é um absurdo, é preciso haver sido esquecido pelos vermes que corroem a carne. Que a humanidade pereça no fogo do inferno – posso garantir-vos que alguns homens dirão isso, se lerem essa missiva, mas com o decorrer dos dias, meses e anos chegarão a admitir que é necessário aderir-se aos sonhos da humanidade.
Qual o problema de a humanidade ser compassiva no silêncio, isso porque sabe ouvir, aconchegar no peito, mostrar seus caminhos e trilhas desde toda a eternidade, e nunca perder a esperança, compassiva porque compreende e entende as dores e sofrimentos; e isto trazemos os homens dentro de nós, isso nos habita a todos, a ninguém será revelado, pois todos já ouviram e sabem o que nos perpassa inteiros. Esse esgar que alguns dentre vós mostram em seus rostos, inclusive o olhar de esguelha, sei-o, tornou-se algo até vulgar de interpretá-lo de tanta asnice, quando alguém, não me recorda o nome, dissera que o mineiro só é solidário no câncer. São as tais frases ditas com o interesse de eternidade, já que nada puderam deixar no mundo que tivesse valor insofismável. Compreendo. Mas o que escrevo, podeis entender perfeitamente, é que no silêncio podemos conversar e nos entender, contribuindo cada um de nós com o crescimento e desenvolvimento de nós mesmos. Trocamos experiências e vivências. Ouço-vos dizer, alguns até murmuram, sussurram, mas ouço as vozes e a fala, podendo assim mostrar-me, identificar-me, contar de meus problemas, prazeres, dores, sofrimentos, alegrias, contentamentos em busca da “felicidade”, que é a nossa vocação. E tantos caminhos sinuosos, não é verdade?!














Nenhum comentário:

Postar um comentário