Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015

HISTÓRIA DE CURVELO



Início séc. XVIII – Curvelo foi fundada há mais de 250 anos pelo Padre Redentorista Ávila Corvelo. Povoamento da região, em torno da capela, por viajantes vindos do Rio ou de Piratininga com destino à Bahia. Formação de sítios de lavouras e criação de gado, nos limites do futuro Julgado do Papagaio, feita pelos primeiros habitantes, Portugueses e Baianos.
Em 1714, o lugarejo fora denominado Santo Antônio da Estrada, pelo Pe. Antônio Corvelo de Ávila.
Aos 16 de março de 1720 criou-se o Distrito de Curvelo. Em 1749, morre o Padre Corvelo.
Em 1731, o Distrito de Santo Antônio do Curvelo possuía uma área de 19.510 Km, ou seja, quatorze vezes maior do que o antigo Estado da Guanabara; mais de três vezes o atual Distrito Federal. Maio do que três países da América Central; um da América do Sul; seis da Europa; três da Ásia; dois da África e dois da Oceania. Aos 13 de Outubro de 1831 Curvelo é elevada à categoria de Vila. Aos 30 de julho de 1832, em seção solene, instala-se a primeira Câmara dos Vereadores. A partir dos anos subseqüentes deu-se início à fase da cultura algodoeira e o início da industrialização do lugarejo.
Em 1865 instalou-se a primeira fábrica de tecidos e primeira sociedade anônima do Estado de Minhas Gerais a Cedro & Cachoeira. Em 1867, Curvelo sofre a primeira mutilação em sua área, ao perder o território do Curato de Tabuleiro Grande, anexado ao Município de Sete Lagoas.
Em 1875, instalou-se a 2º fábrica da Cedro & Cachoeira. Neste mesmo ano, Curvelo foi elevada á categoria de Cidade.
Aos 13 de novembro de 1891, dar-se a denominação da Comarca de Curvelo.
1911 – Curvelo sofre a sua segunda mutilação ao perder o território de Pirapora, elevado à categoria de cidade (Maleita, de Lúcio Cardoso é a história da fundação de Pirapora). O município ainda sofreu mais mutilações em seu território em 1923, 1938, 1948, e, por último, em 1962, quando perdeu os Distritos de Inimutaba, Morro da Garça e Presidente Juscelino.
Década de 60 – profunda transformação nos processos e métodos aplicados na agropecuária local, propiciando uma utilização mais intensa do solo agrário.
Após 1960, Curvelo tornou-se no tocante a superfície reflorestada, um dos principais municípios de MG, predominando o reflorestamento de eucalipto.









[1] Não sou historiador. Este texto foi tirado da Internet, aos 03 de abril de 2009.Os curvelanos muito pouco conhecemos de nossa História. A intenção aqui é que comece a fazê-lo, comece a se interessar por ela, conhecer a história é formar a identidade de um povo, indivíduo, cidadão. Noutras oportunidades, com a autorização da família de alguns historiadores nossos, do próprio autor, publicarei. Não vou ousar escrever esta História, não tenho competência. O modo e estilo são as informações. Assim, fica a contribuição de Razão In-versa para a busca de nossas verdadeiras raízes, nosso conhecimento. A obra res-ponde pelo homem e o homem res-ponde pela obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário