Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015

CORCOVADO DE ESPERANÇAS - VI PARTE – LONGÍNQUO SORRISO ILUMINADO - MANOEL FERREIRA NETO



A paz que em mim, sorrateiramente, talvez à sorrelfa dos idílios compactos, se instalou – não me é sabido, quem sabe a intenção não seja instalar um mistério, quanto tempo já fazia, se distante, além dos confins da terra e do mundo, longínquo, além das arribas do universo e da eternidade, se muito próximo, umas duas léguas para lá do inaudito, se fazia um segundo apenas, não era só sensação, era sentimento verdadeiro; não é intenção de-monstrar sua veracidade, teria que percorrer céus e terras, as distâncias são ad-versas, não tenho fôlego para tanto, traduzir sim – são frutos do amor próprio, deste amor que me possibilitou o desejo de conhecimento, vontade de saber o que me habita, e nele se re-velou o longínquo sorriso iluminado, conhecer-me-ia, podendo, assim, seguir as trilhas rumo à alegria, felicidade, por mais efêmeras e fugazes que se re-velem e são aos miseráveis seres humanos. Essa mesma paz é meu aproximar-me do Criador; sem Deus, tudo é permitido – assim já dizia o mestre Dostoiévski -, a permissividade não me desse na garganta. 
O longínquo sorriso iluminado que, em mim - nos passos de um bicho-preguiça, quem sabe à sorrelfa de funestas quimeras – se instalou, recompondo-me, novamente, o sono profundo, tirou-me a luz, a força, os dias, a coragem, a farta fé e eterna caridade. Que res-ponder? Não se trata, aqui, de estabelecer um mistério, décadas, séculos, milênios vindouros repletos de luz e sabedoria irão elucidar e esclarecer – não o sei, glória e louvor às musas da inspiração, pudesse fazê-lo com categoria e proeminência.
O homem que busca Deus deseja o encontro consigo, pois que Ele o criou a partir de dentro. Deus é inerente ao “eu” que nos habita, vice-versa; para não de-monstrar e sim traduzir, não in-verto o pensamento, idéia, intuição, percepção, sensibilidade, estes essenciais utensílios da arte e do primor, estas essenciais pedras angulares da beleza e do esplendor, com as mesmas palavras, “vice-versa” é suficiente, e quem achar que deveria tê-lo feito, mostre-me o caminho para re-verter os cílios e as retinas. O homem que busca Deus é assim: forte e destemido, coração sincero, honesto, integro e autêntico. Não conhece o amor que morde – digo, às vezes, carinhosa e ternamente: “Quem ama mordisca, isto é, dá mordidinhas de carinho e afeto”, isto para extirpar de vez com aquela grosseria e violência de “quem ama mata” -, que se nutre de nosso sangue, o amor funesto, o amor abutre. Não bebe gota a gota, sem interrupção, num fôlego só, o brando veneno que requeima e destrói; não vê em mar sereno subitamente erguer-se a voz dos aquilões.
O homem que busca Deus não dá atenções às superfluidades dos homens, princípios, dogmas, não se surpreende e assusta com as vulgaridades do mundo, com as hipocrisias e aparências humanas; segue os seus caminhos, leva a sua cruz inerente à sua natureza e condição, inerente aos seus valores e ideais. O que mais importa? Importa a consciência de que as buscas são verdadeiras e essenciais, importa a sabedoria do limite, a sapiência da exceção.
Construída, a palavra, no luar da esperança de realizar o sentimento que se me re-vela, exige de mim a sua tradução, abraço-lhe com êxtase e volúpia, aconchego-lhe no peito com ênfase, numa só sensação, inda que efêmera e fugaz, num só sentimento que posso mostrar com dignidade o que ele elucida de minhas dimensões sensíveis, emocionais, psíquicas, corpóreas, re-vele-me o Ser. Construído, o verbo, que faz enlouquecer (é ainda pouco), que faz ensandecer (transcendi o mero dado das esquivas fantasias), uma sensação entre risos e carícias, repleta de beleza e afeto profundo, desliza nos lábios meiga canção, deixa crescer em mim o amor majestoso e natural, troca a linda amizade dos corpos que trepidam no ar.
Saudando as passagens da lua, com ovações e aplausos, sorrisos e olhos faiscantes, o coração arfando de alegria e prazer, a alma transbordando de desejos e esperanças, o espírito repleto de sonhos, desnudo-me. Isto não significa apenas tirar a roupa que me cobre a intimidade, confere-lhe dignidade e honra, mas arranco as máscaras, aparências, que me id-ent-ificam com as hipocrisias, farsas, falsidades, interesses escusos e espúrios, com o charco de minha vida. Alegro-me com a força, determinação, ousadia de minhas buscas, mesmo ouvindo os homens, de bem ou do mal, dizendo em uníssono: “con-viver com você é difícil, suplício, a cruz é muito pesada, pois que não se pode saber da profundidade de suas palavras, sentimentos, sensibilidade, não se sabe se chora, ri, fica sério diante das angústias e desesperanças do mundo e das situações”.
Confesso que o paraíso e o luar foram feitos para quem traz, numa corrente, não importando se de ouro, artesanato de camelô vulgar e miserável, no peito, dependurada, a imagem da Verdade e da Fé.
Não sei para onde ir. O lugar é estranho, nas entranhas do universo, nas prefundas do infinito, acontece, não sei dizer, sensação ou sentimento. O resgate, a liberdade... A verdadeira fonte inesgotável de realizações. Este lugar é farto, abundante de força mística. Não tenho medo. Arrisco a sorte. Renasço novamente, mesmo sendo “cinqüentão”, rasgado, sujo e desiludido. Sou sem dúvida um herói, um ídolo, realizei palavras e verbos, tirei de outros a pretensão da imortalidade falsa e medíocre, com a des-inteligência do povo; plagiar-me, imitar-me, isto é impossível – quem ousar, verá que a única solução para não ver de perto os risos, galhofas dos homens de inteligência pura, é esconder a cabeça debaixo da terra por todo o sempre.
Amo as flores multíplices de cores do campo. A delicadeza das gotas de orvalho, o esplendor e o brindar das borboletas multicoloridas, multifacetadas, que encanta as maravilhas do uni-verso, horizonte, infinito, finitude, completude... Amo as maravilhas de Deus, amo as esplendorosidades da essência humana, do espírito sedento e esfomeado do Absoluto e Perene. Amo a Vida, embora tenha consciência e sabedoria de que a minha Morte não fará qualquer diferença, não deixará nos corações humanos quaisquer lembranças, quaisquer saudades, quaisquer ausências, precedo ao nada...
No crepúsculo noturno deste orbe turbulento, absorvo o perfume do tempo. Doce orvalho rociando os corações de homens mesquinhos, medíocres, idiotas, em latas blasfemações. Tudo trêmulo, mesmo com a delicada luz matutina. Nada é sagrado, apenas adormecido.
Os homens, cultos, analfabetos, simples, humildes, poderosos ou escravos, vivemos momentos excelsos de dificuldades, problemas de toda ordem emocional, psíquica. Para os de nível médio, este é o ponto da existência em que surge a maior oposição entre o avançar da própria vida e o mundo em derredor, o ponto em que se torna árduo conquistar o caminho que con-duz à frente. São di-versos os que unicamente esta vez passam na vida por aquele morrer e renascer que é o nosso destino, o pão nosso de cada dia, somente esta vez, quando tudo o que chegamos a amar quer abandonar-nos e sentimos de repete em nós a solidão e o frio mortal dos espaços infinitos, o gelo inaudito da distância entre a aurora e o crepúsculo. E há muitos também que se embaraçam para sempre nesses escolhos e permanecem a vida inteira atrelados a um passado sem retorno, ao sonho do paraíso perdido, o pior e o mais assassino de todos os sonhos.
Tudo que começa tem sabor de conquista, meditando e agraciando a fertilidade da vida. Na vida nada tem arremate, não existe um término. É sempre um re-começo, sempre nova época; inda que cheia de limitações, indica um novo caminhar, nova direção, rumo a uma nova morada.
Amei as flores e as folhas caídas – por quê? Porque as flores caídas são húmus e seivas de outras flores, são sementes de outros mundos, de outras realidades, e com elas sinto profundo o que é isto – a vida. Se uma discreta e muda lágrima cai, não murcha a flor do rosto, revela o longínquo sorriso iluminado  da melancolia tácita e serena, que os ecos não acordam em seus queixumes de entendimento e compreensão da alma errante a contemplar teus insepultos ossos.

Ite, missa est!...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário