Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de novembro de 2015




VERDADE OU MENTIRA?

Assisti no último domingo a um episodio da série Dr. House, em que um paciente com moléstia terminal, necessitando de um transplante, decidiu contar a verdade sobre seu comportamento, que ele não passava de um canalha.  Os amigos e vizinhos estavam no hospital realizando testes para uma possível doação, então ele decidiu juntar-se ao grupo e contar que havia enganado um e outro e, afinal, quase todos.  Falou que surrupiara uma grana da escola, entre outras coisas. E, um por um, todos se retiraram, visivelmente chocados.

No decorrer do episódio, o paciente não necessitou mais do transplante. Então, passou a sofrer de violenta reação alérgica aos medicamentos que eram prescritos, inclusive os analgésicos. A camada superficial de sua pele estava se soltando, em todo o corpo. Um dos médicos, enquanto lhe aplicava um medicamento, ouviu uma confissão de assassinato, onde ele mencionava que havia matado quatro pessoas.  Na verdade, o paciente tinha a compulsão de mentir devido a uma lesão no cérebro, que provocava todos os sintomas físicos e mentais. “Há mais mistérios na mente humana do que pode imaginar a nossa vã filosofia”, um pouco “clichê”... mas é assim.

Sua mulher estava sempre ao seu lado, apesar de que, no meio das mentiras todas, havia também uma que se referia a traição com uma garota mais jovem.  Fato verdadeiro, que foi comprovado pela equipe médica.  Chegando ao final do episódio, com plena recuperação do paciente e constatação de que as mentiras eram todas mentirosas.  Sua mulher pergunta sobre a garota... E ele lhe afirma que jamais a trairia.  Aí sim, uma mentira!

Ele havia confessado ter praticado fraudes, roubos e assassinatos, o que não era verdade.  Mas havia traído a mulher com a garota. Puxa, depois de tudo o que sofreram? Pode falar uma mentirinha inocente!   Será?  Ficou entendido que ela permaneceria ao lado do marido safado e ladrão, mas não suportaria a traição com a garota mais jovem.  Como pode?   Valores invertidos?

E eu me perdi pensando no assunto... Falar a verdade ou mentir?  Parece complicado para a maioria das pessoas aceitar, ouvir e até mesmo acreditar na verdade.  Às vezes, acreditar na mentira parece mais conveniente.  Estou me referindo a grandes mentiras.  Mentiras que estão na imprensa, diariamente.  Mentiras grandes e grandes mentiras...

Eu já menti muitas vezes, e já fui compelida, por força das circunstâncias, a omitir a verdade.  Ouvi algumas vezes "não diga a verdade, pode machucar”.  “Não diga a verdade sobre como pensa, poderá ser criticada”. Será mesmo?  “Dourar a pílula?”, “enfeitar a mentira com flores e adereços?”. Não é pior?  E aí? Algumas pessoas simplesmente não conseguem ficar sem mentir. Inventar histórias mirabolantes e conspiradoras. E, com certeza é assunto para a psicologia... Mentiras inocentes... Existem mentiras inocentes?  

No Facebook, por exemplo, uma pessoa qualquer publica uma fotografia ou texto e mesmo detestando, você vai lá e diz que achou... Lindo!  É uma mentira inocente?  É uma falsidade!    Provavelmente, você quer se dar bem... Ou vive através das aparências... Não somos santos e nem dotados de tanta bondade...

Eu vivi durante um período, em constante conflito comigo mesma.  Questionamentos diários, quem eu fui, quem eu era e no que me transformei... Engoli alguns sapos, que me fizeram passar muito mal... Usei a minha “metralhadora” atirando para todos os lados... e inadvertidamente acertando os falsos inimigos.  Falar a verdade ou mentir?  Encontrei o equilíbrio... Pode até acontecer de esgotar a minha paciência e lá na frente  “falar umas verdades”...   

Por pior que seja, a verdade é sempre melhor... É liberdade... E não tem preço!

Nell Morato
26/11/2015


4 comentários:


  1. Sonia Gonçalves Escritora e Poetisa27 de novembro de 2015 17:14
    Parabéns Nell, acho que abordou o assunto de uma forma muito inteligente, sua crônica muito bem explicada, a mentira tem duas caras ou até mais sabemos além do que existem pessoas que "preferem"acreditar numa mentira contada ou inventada por elas, mesma...as fotos postadas no face bem verdade algumas muito mal feiras e tal...e todos dizem que lindo e a pessoa acredita, mas nesse caso eu não vejo a mentira como interesse em querer agradar por interesse e sim para ajudar a auto estima do postante, que fica sim mais seguro, mais feliz com a "mentirinha"né?Claro que não se trata de mim, se alguém não gosta de uma foto minha que posto e diz que foto de mal gosto com certeza vou averiguar, se tratando de fotos do perfil é indiferente elogiar ou não...Contudo admito elogio ás vezes fotos muito mal tiradas dos amigos, mas por diversas coisas eles não sabem, não têm quem tire, e como chegar e dizer tua foto está horrorosa não tem como, muitos são carentes demais, idosos alguns doentes Nell, no mundo virtual existem doentes do outro lado que se passam por pessoas saudáveis só para prolongar um pouco a alegria da vida....enfim...Achei brilhante teu texto no que se refere a grandes mentiras concordo e assino mas as mentirinhas...essas não ligo...Querendo usar de franqueza comigo sempre será bem recebida...tento compreender embora seja meio complicado as vezes lidar com críticas desfavoráveis...Estreou super bem...Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sonia Gonçalves. Obrigado pelo convite, pelas palavras e por quem você é! Verdadeira. Já fui agraciada com outros comentários seus, que me fizeram muito bem. Quando eu mencionei o Facebook me referia a episódios específicos e não de uma maneira geral... Minha vida é muito corrida e sei que a sua também... e temos muitas páginas para administrar. Nosso tempo é precioso em prol da literatura e dos escritores, então não temos disponibilidade para ficar paparicando ninguém. Mas as mentiras estão na moda, né? Veja na capital federal....

      Excluir
    2. Amiga eu acho que não me expressei bem... o que quero dizer é que: quando curtimos e comentamos... é porque queremos estar ali ... porque gostamos da leitura ou da mensagem... Abraços.

      Excluir
    3. Perfeito Nell...vai ver eu é que não me expressei bem amiga...seu texto está excelente...e entendo perfeitamente o que está dizendo...Sim temos muitas páginas...é fogo!!Beijoss querida grata pela postagem.

      Excluir