Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

" O NATAL NA IRLANDA É CHEIO DE MAGIA!" Por Julia Viana


 " O NATAL NA IRLANDA É CHEIO DE MAGIA!"


FELIZ NATAL QUERIDOS AMIGOS E AMIGAS!

Pela primeira vez passarei o Natal fora do Brasil,mas em boa companhia dos meus filhos, noras, netos e amigos! O clima natalino já está contagiando aqui em Dublin, as casas já estão decoradas, e aquele friozinho está anunciando o inverno, mas a neve ainda não deu o ar da graça. Para os irlandeses, o Natal é a data mais importante e animada do ano. Diversos ditados enriquecem as lendas e as tradições entre as famílias! Dizem que Natal sem neve é um mau sinal, a ausência do frio e dos flocos brancos sobre as casas e carros pode prever, um ano cheio de dificuldades para os irlandeses, de acordo com os contos antigos. Mas na maioria das vezes, o Natal é comemorado sem neve,como disse alguns amigos Irlandeses[risos]


Quem nunca sonhou em passar o Natal num país com neve e algumas tradições diferentes??? Eu sonhei...[risos] Bom, a neve na Irlanda não é garantida esse ano, mas as tradições, essas sim são um evento a parte. Como ainda não passei pelo dia 25; Natal fica um pouco difícil comentar sobre como ele é na Irlanda, mais precisamente em Dublin! Dizem que outro costume é a narração de histórias na noite de 24 de dezembro. Geralmente, o homem mais velho da família reúne as crianças e os jovens em volta da mesa para contar a vida de Maria e José até a chegada a Belém e nascimento do Menino Jesus. E para completar o clima de Natal, as famílias colocam velas acesas nas janelas de suas casas, sinalizando boas vindas ao casal, iluminando o caminho do Menino Jesus.

A grande maioria dos irlandeses é católicos, por isso as tradições natalinas do país estão profundamente associadas ao catolicismo. A ceia é comemorada na noite do dia 25 de dezembro, diferente de nós brasileiros que costumamos comemorar o nascimento de Jesus no dia 24. Uma das curiosidades mais graciosas da tradição natalina daqui, é que depois da ceia, os irlandeses costumam deixar um copo de leite e um pedaço de pão próximos à porta, como símbolo de hospitalidade. Dia 24 de dezembro é o momento de dar os últimos toques nos itens da ceia e correr atrás dos presentes que faltam...não deixam de dar presentes para ninguém!

Eles tem tantas tradições, que estou pesquisando o que escrever para contar para vocês, que acompanham meus relatos! O Papai Noel deixa os presentes durante a madrugada e logo cedo as crianças já estão acordando para abri-los. Outro hábito irlandês é ir à Midnight Mass (Missa da meia-noite) uma das mais frequentadas de toda a Irlanda. É um momento espiritual importante que reúne famílias e comunidades, reforçando ainda mais o espírito de compaixão e proximidade! Muitas coisas são iguais ao Brasil! E com certeza vou adorar passar o natal aqui nesse país de pessoas tão acolhedoras!

BY:JULIA VIANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário