Total de visualizações de página

domingo, 2 de abril de 2017

"Louloúdi e o jardim *By Sandra Boveto






"Louloúdi e o jardim 
Desde a semente Louloúdi foi insignificante. A efêmera flor cresceu assim, criou folhas assim, formou botões assim e assim floresceu, puramente insignificante. O tempo em flor com viço não durou muito. Ela está madura, mostrando sinais de que realmente vai murchar, como todas as flores do vasto jardim. A plantinha frágil criou um pouco mais de robustez ao longo da vida, e não é qualquer brisa que a dobra ou mesmo desfolha. Porém, agora que entrou no estágio pós-florescimento, às vezes ainda se sente fraca diante das tempestades, e algumas pétalas caem quando o vento é muito forte. Louloúdi já sabe lidar melhor com o fato de ser apenas mais uma plantinha nesse imenso jardim, até porque percebeu que todas as plantas são assim. É certo que algumas nasceram e cresceram em locais mais férteis, mais amigáveis e foram protegidas, por plantas maiores, do excesso de sol ou chuva e do vento forte. Receberam luz o suficiente e foram melhor irrigadas. E, dentro do seu próprio universo, sentiram-se mais significativas. Outras não sobreviveram à fúria da natureza e não cresceram. Não chegaram a florescer ou, ainda, apodreceram cedo demais, sem ao menos dar-se conta de um conceito próprio de significância. Cada solitária flor desse jardim tem seu relativo valor, que supera a sua individual insignificância. A ausência de Louloúdi não destruiria o jardim. Contudo, a sua presença pode deixá-lo mais colorido e mais fértil."

 (Sandra Boveto)
Direitos reservados ao autor.


2 comentários:

  1. Olá Sandra, texto espetacular duma beleza, delicada como a própria Louloúdi que protagoniza, não tenho palavras para dizer é o mais belo texto que li nesses últimos tempos me tocou profundamente, me encontrei nele, creio que muitas se encontrarão, não é longo é até bem rápido nos deixando com vontade demais, isso que é bem legal, quando acaba e ficamos ah, que pena acabou...Foi assim que me senti.Esplendido!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo este texto tão profundo e, ao mesmo tempo, singelo; faz-nos refletir acerca de que tipo de "flor" somos neste mundo e alivia-nos por pensar que, mesmo sendo uma pequena folha de grama, podemos contribuir para embelezar este jardim onde vivemos.

    ResponderExcluir