Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Calças rasgadas*By Moacir Luis Araldi


Bateram à porta dos anos oitenta ainda adolescentes. Cabelos estranhos, desejos na mala e bolso vazio. Começavam a entender certas rebeldias, costumes e hábitos desta década que para alguns foi perdida, para outros, muito marcante. Traziam na bagagem uma vontade enorme de matar as curiosidades e a fome.
Juntaram-se a outros tantos jovens nos primeiros movimentos pela democracia. Orgulhosamente, de cara pintada, foram ás ruas pedir eleições livres.
Nas noites que passavam na danceteria Cacimba night Club, bebiam cuba libre e gim soda ouvindo Blitz, Cazuza, RPM e tantos outros imortalizados.
Motivado por esta vertente de ouro da música nacional o Brasil marcava época com o primeiro Rock in Rio.
No cenário internacional o mundo conhecia a força musical de Bom Jovi, U2, Pet Shop Boys. Thriller tocava em todos os cantos do planeta. Madonna se tornava unanimidade.
Anos romanticamente alvissareiros em que a Columbia impressionava a todos em seu primeiro voo. A Argentina tentava defender as Ilhas Malvinas, Itaipu finalmente começava a produzir enquanto o muro de Berlim caía, pela paz. Chaves estreava no Brasil e E.T. ganhava as telas de todos os quadrantes. Junto com a esperança de um novo milagre econômico nascia o primeiro bebê de proveta brasileiro.
Foram anos românticos e rebeldes. Talvez só comparado a intensidade da então geração paz e amor.
Sou saudosista deste romantismo marcante. Dos cabelos volumosamente longos, dos amores e roupas coloridas. Época da rebeldia e das calças, propositadamente, rasgadas usadas com os All Star inesquecíveis.
Década em que se voltava para o futuro curtindo nove semanas e meia de amor sem esquecer que sempre haveria um tira da pesada nas ruas de fogo.
Tempos de quebrar regras, inovar, lutar pelo novo, mas mantendo sempre a doçura e a ternura tão própria de uma geração que foi à guerra lutar pela paz.




(Moacir Luís Araldi)

4 comentários:

  1. Uau!!!!Também sou Moacir...saudosista Oh tempinho bom né?Contudo tudo passa e essa geração que achamos perdidas também chegarão lá na frente e dirão o mesmo que nós oh, saudade ingrata que nos mata de desejos dum tempo mais retrô, mas é assim é pra frente que se caminha para que a humanidade possa evoluir...ainda que achemos que não muitas coisas evoluiram sim e nem todas foram pra pior né? Beijos meu querido... Grata e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Sônia, mas foi um tempo para ficar eternamente na memória, rss. Obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por contar a história de uma época importante das nossas vidas, com clareza de detalhes e grande criatividade textual. Saudações.

    ResponderExcluir