Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de abril de 2017

A Espiritualidade na Vida do Homem By Liége Vaz




Desde os primórdios dos tempos o homem vem assumindo gradativamente comportamentos de premissas terrenas, cujo direcionamento lhe concede maiores prazeres materiais por suprimir da sua anatomia a espiritualidade, regando de atributos importantes o invólucro perecível carnal que o envolve.

Esse entendimento é proveniente dos resultados da formação de cada pessoa, consoante a transição do tempo entre a vida e a morte. Nesse interstício, há incessante busca por extremada apropriação de saberes centrados nas coisas viventes, como se nada mais restasse dessa breve passagem do meio existencial.

Como reflexão, ilustra-se o vigoroso discurso ateísta que nega a existência de Deus afirmando que tudo morre com o corpo, nada mais restando. Assim, não há um “Eu Espiritual Eterno”, muito menos a figura de um Criador de todas as coisas. Essa negação dar ao homem a condição de que os sentimentos são frutos da sua própria razão, e que a finitude da vida acontece com a morte do corpo físico.

Há também um outro grupo que, embora crédulos de uma vida eterna e se digam religiosos, assíduos frequentadores de templos de várias denominações, adotam práticas de apego as coisas materiais, mesmo afirmando acreditar na existência do corpo e do espírito.

Nesse contexto, agrupa-se uma seleta quantidade de pessoas que são impulsionadas por satisfações terrenas e que, nas suas mais resolutas inclinações, visam usufruir dos benefícios que vão se completando ou não como favorecimento dos seus prazeres, não importando se podem causar danos para terceiros, por condão de suas próprias atitudes.

É certo que tudo isso está acima de qualquer religião ou convicções religiosas. Isso porque o homem vem acelerando uma batalha contra ele mesmo, quando desconstrói a sua precípua qualidade de ser humano apartando-se da sabedoria que emana da espiritualidade, que conjugam corpo e alma.

A “ambição do ter” extirpa da essência humana o amor ao próximo e a generosidade fraternal para com todos os povos, não havendo respeito pela cor, raça, credo e opção sexual, uma prática corriqueira entre muitos. Isso é o que se assiste todos os dias nos noticiários no Brasil e no mundo, homens sem escrúpulos usurpando direitos alheios.

Como fato, cita-se como exemplo os muitos casos de corrupção que se avolumam pelo país, onde políticos e empresários, movidos por suas insaciáveis fomes por poder e riquezas, fraudaram dos cofres públicos bilhões de dólares, com reflexos e prejuízos incalculáveis diretos à todo o povo brasileiro. Isto posto, além das características criminosas, essas ações meramente pragmáticas torna-os desprovidos de qualquer conexão espiritual, estando em desequilíbrio com as energias supremas do universo.

Em suma, o desconhecimento da espiritualidade imprime no homem características individualistas que o torna vazio em seu interior, em virtude de incrementada nascente de sentimentos egocêntricos que marca a vida como vã e materialista.


Imagem do Google - https://www.ippb.org.br/textos/1461-espiritualidade-e-discernimento-na-lata
Direitos reservados Liége Vaz

2 comentários:

  1. Parabéns!!!Liege...Mais um brilhante texto com sua marca, já bem conhecida, um texto muito atual e com um ótima reflexão para que se aperceba como é essencial resgatar a essência humana que está escapulindo pouco a pouco do ser.Muito boa sua postagem parabéns!

    ResponderExcluir
  2. OI LIEGE!
    TEU TEXTO NOS LEVA A REFLEXÃO DO QUANTO NÓS, OS SERES HUMANOS, NA GRANDE MAIORIA, ESTAMOS NOS AFASTANDO DAS VERDADES COM AS QUAIS CRESCEMOS, NEGANDO NOSSA EXISTÊNCIA ESPIRITUAL E A RESPONSABILIDADE QUE TENOS COM RELAÇÃO A ISSO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir