Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de março de 2017

O Real Pede Passagem (Crônica sobre Noel Rosa poeta de 1910)




O Real Pede Passagem (Crônica sobre Noel Rosa poeta de 1910)

Achei por acaso essa letra do poeta carioca sambista, compositor nascido em 1910 que viveu apenas 26 anos, como era muito  costumeiro na época morreu tuberculoso, era muito boêmio, não teve filhos, sua esposa perdeu o bebê ao cair d'uma goiabeira no quintal e como ele viveu apenas 26 anos não deu tempo de fazer outro herdeiro...Interessante, ele teve muitas mulheres, muitas amantes "casadas", até onde eu saiba nessa época mais comum que hoje o homem ter muitas mulheres, mas casadas para mim algo novo, Noel amou apenas uma como também sabemos, "pode-se ter mil amores apenas um é amor do coração, forte e arrebatador, aquele que vamos levar para o tumulo. O poeta foi loucamente apaixonado por uma meretriz se encontravam num cabaré coisa também bem normal para a época, mas o que me chamou atenção, ele ficou loucamente apaixonado por ela que apesar de prostituta era uma lady cheia de bons modos, coisa que imagino, pois segundo minha mãe, nessa época louca, quando as meninas e eram sempre meninas de 11,12, 13 anos davam "um mal passo" (dizeres da época entre outros "se perdeu"), eram expulsas de casa não importando a classe social, algumas o pai assassinava o dito cujo atrevido, outras eram obrigadas a casar-se querendo ou não até na polícia caso o “sujeito mal feitor “não quisesse assumir o mal feito enfim...Mal feito feito, prossigamos...
Ceci cujo nome era Juraci e aos homens encantava o que causava muito ciúmes em Noel, motivo para desavenças constantes. Inspirado nesse ele compôs a “Dama do Cabaré “, também ofereceu uma casa mobiliada para esta, afim de encontrar-se com ela, pois assumi-la seria o maior escândalo na sociedade de 1930 imaginem...Bem, a moça que já era "independente “afirmou, não queria depender de homem pra viver e recusou a proposta quase que indecente e ficaram indo e vindo um bom tempo, mas o poeta tinha um ciúmes doentio e por isso segundo consta a literatura ela o teria deixado, fato que fez com que seus problemas pulmonares piorassem ainda mais, ele entrou em depressão por vários meses, bebia demais , fumava demais e era boêmio demais, “vida Louca” que chamamos hoje  em dia... Aparte de tudo isso, seu jeito de viver leve, livre e solto feito um passarinho cancioneiro, era excelente poeta e músico aos 13 anos já tocava bandolim, não era um rapaz bonito pelo que consta mas fazia um sucesso incrível com o sexo oposto, tinha um problema de feição de nascença na mandíbula ( hipoplasia) que o acompanhou por toda a vida, talvez agravado pelo parto forçado pelo fórceps, no qual mãe e bebê quase morreram. Tratou-se mais tarde dos problemas pulmonares, agravados por sua boemia e vida desregrada e pela depressão de meses, seguiu o tratamento manteve-se isolado, acabou por achar-se curado e abandonou os medicamentos, vindo a ter uma recaída e morrer logo em seguida, as canções dele têm letras fabulosas e histórias mais que interessantes, “com que roupa eu vou”por exemplo foi inspirado por causa da mãe ter escondido suas roupas para evitar que esse saísse, e ele fez a pergunta típica “Com que roupa eu vou”?...Escreveu então o grande sucesso datado de 1929 uma das primeiras composições do autor, boêmio poeta. Tendo cursando medicina sem terminar acabou por revelar-se um talentoso cronista cotidiano.
Já mais tarde compôs ainda moribundo "O último desejo “Onde deixa claro sua paixão mal resolvida e bem vivida por um tempo talvez... Contando essa história que nossos pais e avós devem conhecer, mas que eu confesso não conhecia e fui pesquisar aqui e ali na net e concluo dizendo o mundo gira, o tempo passa e nossa biografia se mostra sempre em semelhança mudando apenas um detalhe aqui e ali...
Segue a letra do último desejo abaixo.
Texto By Som Dos Poemas

Último Desejo
Noel Rosa

Nosso amor que eu não esqueço
E que teve o seu começo
Numa festa de São João

Morre hoje sem foguete
Sem retrato e sem bilhete
Sem luar, sem violão

Perto de você me calo
Tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar

Nunca mais quero o seu beijo
Mas meu último desejo
Você não pode negar

Se alguma pessoa amiga
Pedir que você lhe diga
Se você me quer ou não
Diga que você me adora
Que você lamenta e chora
A nossa separação

Às pessoas que eu detesto
Diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim
Que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida
Que você pagou pra mim


(informações captadas na net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário